hora do banho do bebê é o momento perfeito para estreitar o vínculo com a criança, além de possibilitar a aplicação de diferentes estímulos para o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas, sensoriais e sociais.

    Muito além de ser um ritual de limpeza e higiene, pode ser incrementado brincadeiras divertidas que vão engajar a criança no banho, principalmente nos dias que elas não querem parar o que está fazendo para banhar.

    Entretanto, é importante ter alguns cuidados nesse momento, como a temperatura da água, que precisa estar adequada, como também a duração do banho não deve ultrapassar de 10 a 15 minutos. Isso, principalmente nos dias mais frios, para o pequeno não sofrer com a baixa temperatura.

    Além disso, é fundamental ter a supervisão do responsável para a segurança da criança e só utilizar produtos específicos para a faixa etária.

    Para te ajudar nesta missão, trouxemos ideias de brincadeiras rápidas super divertidas para incluir na rotina do banho e tornar esse momento especial. Confira!

    1. Aposte nos brinquedos para o banho

    Uma ideia infalível para entreter na hora do banho do bebê é apostar nos brinquedos. Afinal, são ideais para tornar qualquer brincadeira mais lúdica e divertida.

    Quem nunca brincou com os famosos patos de borracha? Atualmente, há uma ampla linha de brinquedos especialmente fabricados em materiais impermeáveis para interagir com a água, de diversos formatos e tamanhos.

    Aposte nos brinquedos para o banho
    Aposte nos brinquedos para o banho

    Experimente bichinhos de banho em formato de animais marinhos para mergulhar na vida marinha, como peixes, polvo, caranguejo, estrela-do-mar, baleia e muito mais. Porém, há outras opções bem interessantes, como sereias, dinossauros, barquinhos, etc.

    No momento da escolha dos brinquedos sempre priorize os itens de boa durabilidade e qualidade, apostando nos modelos de brinquedos próprios para banho do bebê, com opções coloridas e adequadas a faixa etária!

    2. Conte histórias divertidas

    A hora do banho é um ótimo momento para relaxar e ouvir historinhas cheias de aprendizado e interação. O legal, é aderir aos livrinhos de banho para crianças, ideais para serem utilizados em atividades com água, já que são fabricados com materiais impermeáveis.

    Há uma variedade de temáticas para entreter os bebês, como “Conhecendo o fundo do mar”, ideal para brincar com água e brinquedos de bichinhos marinhos. Também vale os livrinhos
    “Conhecendo os animais da floresta”, “Cores e frutas”, “Animais da fazendinha”, entre outros.

    Dá para unir outras brincadeiras com a contação de história, por exemplo, imitando o som que os animais fazem, ou ainda, encontrar a cor em outros objetos, etc.

    3. Invente penteados malucos

    Uma brincadeira simples para quando for lavar os cabelos dos bebês, e que com certeza vai diverti-los muito. Quem nunca fez penteados malucos com os cabelos e a espuma do shampoo? É super fácil!

    Ideal para estimular a criatividade e imaginação dos pequenos. Aposte em um moicano estiloso, ou ainda, num penteado todo arrepiado. É diversão na certa!

    4. Cante músicas

    Por que não cantar músicas infantis na hora do banho bebê? E não precisa ser o melhor cantor para cantarolar durante o banho e tornar esse momento muito mais divertido. Vale músicas infantis, ou outras que o bebê curta, ou ainda, improvisar na hora.

    O importante é entreter e incentivar o pequeno a cantar junto, e assim contribuir para o seu vocabulário e interação social.

    5. Ouse com piscina de inflar

    Que tal apostar em uma piscina de inflar bem pequena embaixo do chuveiro? É muito divertido, e ainda, o chuveiro pode equivaler a uma cachoeira!

    Aproveite os brinquedos para banho ou o livrinho para banho para tornar a brincadeira muito mais legal. Ou ainda, seja criativo e explore outras temáticas divertidas.

    Ouse com piscina de inflar
    Ouse com piscina de inflar

    6. Pinte os azulejos

    Outra ideia que vai conquistar os baixinhos e é muito simples de aplicar. Para isso, é preciso de um tipo de giz próprio para desenhar em azulejos, pois são de fácil limpeza e não vai manchar os revestimentos.

    Dessa forma, a criança vai brincar de desenhar e colorir, podendo gerar grandes obras de artes na hora do banho!

    7. Diverta-se com espuma

    Sabonetes e shampoo específicos para bebês, geralmente não causam irritação nos olhos, e podem fazer bastante espuma. E isso pode ser muito divertido ao brincar com elas. Seja fazendo formas legais imitando objetos, ou soprando-as.

    8. Surpreenda com banho colorido

    Estimular o conhecimento das cores é fundamental na infância, e o banho colorido pode te ajudar nessa missão. Na hora do banho bebê, prepare a banheira com um corante especial, pode ser o próprio para banho, verificando se é recomendado para crianças, ou corante alimentício.

    É só adicionar na água até tingir uma cor vibrante, misturando-a para homogenizar. E pronto! A água fica colorida e muito mais interessante para os pequenos brincarem.

    Gostou das nossas ideais para investir na hora do banho do bebê e torná-lo muito mais interessante para os baixinhos? Então compartilhe esse artigo com seus amigos, papais e mamães, e ajude eles nesse momento também!

    Share.
    Avatar de Nathan López Bezerra

    Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.