Não existem dúvidas, um dos passatempos mais procurados atualmente são os jogos eletrônicos. A febre gamer conquistou milhões de jogadores em todo o planeta e elevou a cultura dos videogames a um novo patamar.

    E não basta apenas jogar, nesse momento, muitas pessoas também dedicam horas assistindo os profissionais jogando.

    Esse aumento gigantesco de popularidade gerou novas demandas. Um dos desejos mais recorrentes é um setup gamer perfeito, que em português seria um conjunto completo para jogar.

    Basicamente, milhares de fãs de videogames estão ativamente construindo o quarto ideal para passar horas conectado.

    A seguir, revisaremos todos os detalhes para montar um quarto gamer, desde as configurações do computador até as luzes de cenário. Confira:

    Como montar o setup para computador?

    Para passar momentos intensos de diversão é preciso contar com um computador potente, por isso, nossa primeira parada será nas configurações da máquina que regerá as horas e horas de jogatina:

    1) Processador e placa de vídeo:

    O coração do setup gamer perfeito está no PC, seja para jogos ultrarrealista, como Red Dead Redemption 2, ou para títulos com jogabilidade simples, porém cativantes, como o poker online, que está dominando o gênero dos jogos da mente, a escolha do processador e da placa de vídeo são cruciais.

    Ou para uso com um dispositivo de Realidade Virtual, que permite jogar poker ou conduzir um carro em completa imersão, como se fosse vida real.

    Como quase tudo na tecnologia, escolha por modelos de última geração como a série Intel Core i7 ou ADM Ryzen, que oferecem desempenhos sólidos independentemente do jogo.

    Quanto à placa de vídeo, modelos da NVIDIA GeForce RTX ou ADM Radeon são capazes de rodar os gráficos de mais alta qualidade.

    2) Memória RAM e armazenamento:

    A memória RAM dará a velocidade necessária para abrir, fechar e rodar diversos programas ao mesmo tempo.

    Para um setup gamer, o indicado é começar com pelo menos 16 GB de RAM. Além disso, o armazenamento também requer cuidados, é fundamental optar por tecnologia SSD, para reduzir o tempo de carregamento e encontrar mais rápido todos os arquivos do PC.

    3) Placa-mãe e fonte de alimentação

    É fundamental que a placa-mãe comporte todos os componentes do setup, além de oferecer recursos adicionais, como conectividade USB e slots para futuras expansões.

    Não devemos esquecer da fonte de alimentação, que será a responsável por manter todos os competentes ligados e protegidos de qualquer oscilação na rede.

    4) Gabinete e resfriamento

    Ao contar com componentes potentes, é fundamental que o gabinete suporte as peças e tenha o espaço e a ventilação suficientes para manter a temperatura baixa e cada peça segura.

    É fundamental focar no resfriamento, além de coolers padrão, sempre vale a pena adicionar alguns extras para não se preocupar. 

    5) Conforto e iluminação

    Com a máquina pronta, agora é hora de projetar os complementos, como a cadeira, a mesa e a iluminação.

    No mundo gamer, cada detalhe conta e o estilo do setup é montado peça a peça, tanto as interiores do computador, quanto os componentes exteriores.

    Cadeira ergonômica

    A cadeira é a peça central para ter horas de diversão e conforto. No mundo gamer, existe uma grande variedade de cadeiras projetadas para longas horas de uso.

    As características mais importantes são: ergonomia, suporte para a coluna vertebral, almofadas ajustáveis e apoios para os braços. Algumas marcas de renome são DXRacer e Secretlab.

    Mesa

    Uma mesa espaçosa é fundamental para colocar todo o arsenal gamer a disposição. A bancada deve comportar o PC, monitor, teclado, mouse e demais acessórios e manter o conforto do jogador. Vale a pena considerar mesas com alturas ajustáveis.

    image
    Onda gamer: como montar o setup perfeito para passar horas divertidas na frente do computador 2

    Iluminação

    Uma das decorações mais fundamentais de um quarto com setup gamer é a iluminação. As luzes LED coloridas dão um toque especial e imersivo para o ambiente e oferecem aos jogadores ainda mais introspecção nas partidas.

    Aposte em conjuntos de luz com controle remoto e a possibilidade de mudar a intensidade e a cor das luzes.

    Com esse “set” de dicas e detalhes é possível começar a projetar um quarto gamer como o dos streamers profissionais, que são os grandes precursores dessa nova onda, com cenários repletos de luzes, figuras de personagens icônicos, posters, camisetas de futebol, enfim, um mar de referências à cultura pop.

    Ao ambientar a sala de jogos, os amantes dos videogames conseguem criar um universo a parte dedicado ao culto da cultura dos jogos eletrônicos, que não para de ganhar terreno e, consequentemente, novos amantes.

    Para mais conteúdos, acesse nosso blog.

    Share.
    Avatar de Nathan López Bezerra

    Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.